CARLOS ALVAREZ - SEC. GRAL. ALADI |
Após a solenidade da toma de posse como Secretário Geral da Associação Latino-Americana de Integração no Edifício da sede permanente dessa entidade em Montevidéu, o Ex Vice-Presidente argentino e Ex Presidente da Comissão de Representantes Permamentes do Mercosul,, Licenciado Carlos Alberto “Chacho” Álvarez compartilhou 5 minutos com a mídia presente no evento salientando os projetos que vai desenvolver nos três anos de trabalho na ALADI.
O PRAVDA agradece à Sra. Reina Penyy – Coordenadora de Imprensa & Comunicação da ALADI e o colega Jesús Pérez, (Rádio Nacional) que enfiou nossa gravadora na boca do Lic. Alvarez para nós focar a atenção na filmagem que você vai ter daqui a poucas horas no Sotaque TV.
Daqui para frente a coletiva de imprensa do Licenciado Carlos “Chacho” Álvarez, após o discurso de toma de posse.
LIC. CARLOS ÁLVAREZ: Daqui a poucos dias a gente precisa visitar mais alguns países, os membros ALADI, por enquanto, até Panamá fizer parte está faltando ainda, coisa semelhante quanto tem a ver com Nicarágua, veja só, o Embaixador de Panamá na ALADI estão como observadores deste processo, então vamos começar o diálogo, com a Embaixadora e o objetivo é conversar com os Chanceleres, com os países para reforçar o compromisso com a ALADI, tentando aprimorá-la, de impulsionar a entidade, vamos dizer, as sociedades ainda não estão percebendo o que se faz hoje em dia pois o comércio em oportunidades vira específico demais, então, existe uma visão errada quanto à ALADI. acha-se que ALADI virou de jeito específico um tabelionato, acordos comerciais entre os países, sendo bem mais do que isso, trata-se de um intercâmbio comercial intenso agora bem mais em um instante de muitos vaivens no ambiente internacional onde a América Latina precisa-se fortalecer como região e um dos olhares básicos para gerar uma região mais forte é de jeito específico fazer o comércio entre os nossos países bem mais fluente, aprimorar e aprofundar o comércio intra-regional, isso tudo vai ser muito importante
JORNALISTA: O Senhor já teve uma experiência no MERCOSUL. Acha que a ALADI está um passo na frente na área de integração comercial que o próprio MERCOSUL? As duas entidades não são concorrentes?
LIC. CARLOS ÁLVAREZ: O que a gente vai fazer....vamos ter que coordená-lo junto aos embaixadores e países, já tivéramos algumas conversas do assunto juntos aos Chanceleres marcando reuniões trimensais ou até quadrimestral, com todos aquelas entidades que abragem à América Latina, driblando a superposição de esforços conseguindo assim gerar uma agenda coordenada junto à UNASUL, ao MERCOSUL, à CAN, à ALBA, à CEPAL, junto as entidades mais importantes na América Latina na busca de pontos de contato procurando que a tarefa desenvolvida seja mais produtiva.
JORNALISTA: Álvarez, tendo feito esse roteiro visitando países... o que eles reclamaram ou até o ponto fraco...caso tinha algúm?
LIC. CARLOS ÁLVAREZ: Olha só...o que alguns dos países estão percebendo que a ALADI está precisando de...vamos dizer...mudanças...uma renovação...precisa ser impulsionada para inseri-la nesta nova fase de sucesso da América do Sul, e Latino-América de jeito específico. Na ALADI temos como vantagem ter como membros, países nem só Sul-Americanos aliás da América do Norte, da Latino-América do Norte, como é o caso de México, de Cuba, como vai acontecer com a Nicarágua, de Panamá, então, vamos ter que posicionar à ALADI como uma entidade de futuro, uma entidade muito antiga, mas não da para medir a valia pela idade, medem-se pela função que oferece hoje e focando-nos no futuro...então, o ponto de encontro da grande maioria dos países...que está precisando ser impulsionada, posicionando-a como um destaque, ou no mínimo, em uma entidade de valia dentro dessas entidades que a região está criando.
JORNALISTA: O primeiro degrau para que isso acabe acontecendo?
LIC. CARLOS ÁLVAREZ: Primeiro degrau então é junto aos Chanceleres dos países foi...além dos embaixadores arrumar uma agenda de trabalho para continuar com aquilo que estava sendo desenvolvido fazendo o processo mais fluente...tudo quanto abrange aprimorar o comércio fazê-lo bem mais simples na região, isso aí é extremamente importante, então esse ia ser o primeiro degrau, além de aprofundar e “esticar” a agenda da ALADI
JORNALISTA: O Senhor acha que esse tal impulso é simplesmente um assunto político? Ou precisa fazer da ALADI uma entidade bem mais visível?
LIC. CARLOS ÁLVAREZ: Não trata-se da disposição política dos países que felizmente encontrei... estou tranqüilo quanto a isso porque houve um compromisso forte dos países para continuar progredindo juntos pela mesma faixa...a ALADI dispõe de recursos humanos suficientes e muito adequados para pular alto e que ALADI funcione de jeito ótimo.
UNASUL – www.uniondenacionessuramericanas.com
ALADI – www.aladi.org
JORNAL PRAVDA – http://port.pravda.ru
Gustavo Espiñeira
Jornal Pravda
Montevidéu - Uruguai
Nenhum comentário:
Postar um comentário