quinta-feira, 8 de setembro de 2011

106ª EXPOPRADO – MAIOR FEIRA AGRO-INDUSTRIAL URUGUAIA EM CARTAZ JÁ-JÁ

ENGª AG. ALEJANDRO CARVALHO - CARLA PIACENZA

O dia do Grito de Ipiranga em 2011, Quarta 7 de Setembro acabou acontecendo a inauguração oficial do maior evento agro-industrial uruguaio que ocorre no mega famoso Centro de Exposições da Associação Rural do Uruguai no bairro Prado de Montevidéu  Caso o clima virar parceiro do evento, prevê-se  ultrapassar mais uma vez as 500 mil pessoas quanto à visitação. A Ilha do Brasil ergueu-se contornando o palco esverdeado que recebe os destaques do gado mas desta vez com desenho de quadra de futebol.


Discurso de abertura da Prefeita de Montevidéu, Ana Olivera.

Do país todo pois esse é um dos assuntos a salientar desta exposição. Trata-se da edição 106ª, importante, não acham? É o ponto de encontro da cidade com o campo, bem melhor, o ponto de encontro DAS CIDADES e o campo pois aqui temos pessoal de todo cantinho do país, e chegamos de Montevidéu, todos nós para curtir este espaço.

Um espaço, que o Presidente da Associação Rural do Uruguai, Eng. Agr. José Bonica Henderson, disse, vai ser especial. Acho que especial é sempre pois todo ano temos vontade de progredir nesta atividade desenvolvida, ou seja, termos maiores elementos de prazer além de conhecer a riqueza de nosso país. Nesse esquema é que nós inauguramos a edição atual da EXPOPRADO, tentei explicar ano passado que foi a primeira oportunidade inaugurando-a como Prefeita....este é um lugarzinho dos montevideanos todos, Este espaço, que faz muitos anos administra e cuida dele a Associação Rural do Uruguai (ARU), adicionando-lhe melhoras que acho é fundamental para que edição trás edição receba visitação ainda maior. Este ano aumentou a superfície expositiva, duma beira e da outra.
ENGª AG. JOSÉ BONICA - PREISDENTE DA A.R.U. (à esquerda)

Do lado dos espetáculos e da mostra de animais pois temos acrescentado o número, então não tinha outra solução. Fora isso, temos aumentado o número de expositores sendo fundamental a participação das entidades públicas que pousam-se para mostrar o que eles fazem além dos próprios expositores.

Aliás, neste espaço, pertence de todos os montevideanos, a gente recebe ao resto do país e damos-lhe a bem-vinda para compartilhar mais uma vez todos juntos do jeito que o Presidente da ARU disse

Por enquanto, convido vocês curtir a feira pois vamos ter dias com clima maravilhoso do jeito que está acontecendo hoje, na inauguração e aproveito a oportunidade para convidá-los dar um pulo até o estande do Mercado Modelo (Mercadão), que fora que ele não garantiu nada, com certeza vai ganhar  prêmio assim como aconteceu ano retrasado.

Então, muito obrigado e vamos curtir esta exposição Nº 106 da Associação Rural do Uruguai. Obrigado. (aplausos de todos os que a rodearam nesse discurso no jardim dos escritórios da ARU no Centro de Exposições do Prado montevideano.

Logo, o PRAVDA visitou a Casa do Jornalista (Sala de Imprensa) conhecida como “La Cabaña” e verificou com o chefe de Imprensa da ARU, Sr. Leonardo Loaces que até o dia do lançamento tínhamos 957 jornalistas cadastrados.

Nosso sentimento quanto ao assunto, é que quase com certeza poderíamos alcançar os 1.000 no decorrer do evento pois muitos vão chegando logo.

O dia-a-dia montevideano muda de jeito absoluto nesses dias, seja ou não do segmento agro-industrial pois a cidade fica muito movimentada e o bairro, já altera os carros novos nas ruas pelos tratores trazidos em cegonhas para serem exibidos nesta importante mostra.
PREFEITA DE MONTEVIDÉU ANA OLIVERA - ENG. AG. ALEJANDRO CARVALHO

Fora isso, os empresários do setor e até as próprias diretorias da ARU tem mudado a data desse ícone uruguaio sempre tentando fazê-lo evoluir, assim como confirmou a Prefeita Ana Olivera no discurso de abertura.

Como se veiculizou esse aprimoramento? Muito simples....não concorrendo com a “gêmea” de Buenos Aires, no Centro de Exposições “La Rural” de Praça Itália (Avenidas Sarmiento e Santa Fe) e ficando sempre alguns dias depois do encerramento de mais uma referência do setor no Rio Grande do Sul como é o caso da EXPOINTER de Esteio.

Além disso, faz alguns anos a data de início foi em agosto com o clima bem mais cruel que na atualidade e hoje, mínimo o frio começar mudar para morno, o vento acrescenta sim mas o sol também inicia a fase de aquecimento, muito devagarinho mas da até para se deitar no gramado do grande parque do Prado e treinar nosso esquema de verão na praia.

Também foi salientado pela Prefeita Olivera que a proposta da EXPOPRADO é muito atraente faz alguns anos pois hoje nem só temos gado para avaliação dos júris senão música e espetáculos de muita valia nesse segmento e os próprios desfiles de moda que já fazem parte da grade de programação.

LEONARDO LOACES - CHEFE DE IMPRENSA EXPOPRADO 2011
O palco principal veste-se com esverdeado maravilhoso penteado em duas listras paralelas e alternadas no aguardo dos melhores representantes das múltiplas raças que vão expor na feira mas por incrível que pareça o dia da estréia recebeu o treino da seleção uruguaia de futebol Sub-15 que se prepara para o Sul-Americanos da categoria que vai hospedar Uruguai daqui a dois meses nas sedes de Rivera (Brasil vai ser local pela vizinhança com Santana do Livramento) e Rio Negro recebendo os outros grandões do continente, Argentina, distantes uns 15 km daí.

Futebol é paixão e tanto no Uruguai, bem mais nos últimos 14 meses que Uruguai conquistou a quarta vaga na África do Sul 2010 e a Copa América 2011 na Argentina. Pois é....esse caneco está ao dispor do olhar do público visitante no estande do Ministério de Esporte e Turismo...rente desse gramado atraente.

É bom remarcar que faz três ediçôes que a EXPOPRADO vem ultrapassando a barreira dos 500 mil visitantes....apenas mas ultrapassou....Montevidéu tem uma população no eixo de 1.450.000 e Uruguai todo, na faixa de 3.450.000. Agora consegue valorizar a visitação atingida?

O preço do ingresso: $ 120 (pesos uruguaios), traduzido para o Brasil, R$ 11.
Curtir a noitada de espetáculos após o encerramento do “dia agro-industrial” e mais caro mas o produto é demais sempre.

Proposta com “perfumes” vários mas no final extremamente cativante.
O PRAVDA agradece mais um ano a qualidade do atendimento do Chefe de Imprensa & Comunicação da ARU e EXPOPRADO, Sr .Leonardo Loaces.

EXPOPRADO – www.expoprado.com

ASSOCIAÇÃO RURAL DO URUGUAI – www.aru.com.uy



JORNAL PRAVDA – http://port.pravda.ru

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário