sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ACORDO AUTOMOTIVO MÉXICO – MERCOSUL na ALADI

EMBAIXADOR MÉXICO - CASSIO LUISELLI

No decorrer da manhã desta Sexta 9 de Setembro, no Edifício da sede permanente da ALADI em Montevidéu, México e o MERCOSUL acabaram assinando três protocolos adicionais do  acordo de Complementação Econômica Nº 55 no setor automotivo, que abraça um segmento de grande importância no fluxo comercial entre os países assinantes.

O ato teve a participação do Embaixador do México no Uruguai e perante ALADI, Dom Cassio Luiselli, e a Representante Econômica do governo mexicano, Doutora Dora Rodríguez. Na outra beira, o representante argentino, Embaixador Guillermo Raimondi, o brasileiro, Embaixador Regis Arslanian, o paraguaio, Embaixador Alejandro Hamed Franco, o uruguaio, Embaixador Gonzalo Rodríguez Gigena além do novo Secretário Geral da ALADI, o argentino, Licenciado Carlos “Chacho” Alvarez.

“Estou extremamente satisfeito com a possibilidade de termos reunido junto aos representantes do MERCOSUL tendo encerrado uma etapa de trabalho que acabou concretizando um acordo de livre comércio no setor automotivo entre o México e o bloco”, remarcou o Embaixador asteca, Cassio Luiselli.
Alguns minutos depois o Embaixador Luiselli salientou que o sucesso desse acordo ia garantir que todos os países assinantes fossem parte do parte do primeiro mundo em um segmento de vanguarda tecnológica.

Foi logo a vez da Representante Econômica do México, Doutora Dora Rodríguez, que remarcou que o marco jurídico do Acordo de Complementação Econômica Nº 55, tem permitido que o comércio recíproco de produtos do setor tivesse aumentado e reforçado em grau superlativo. Na hora de tirar conclusões, a Dr. Rodríguez, confirmou que precisavam continuar aprofundando essa tal integração.

Por enquanto, o Representante Permanente do Brasil perante à ALADI, Embaixador Regis Arslanian, salientou a “importância do setor automotivo no comercio da região, de jeito específico esse Acordo que mudou o  padrão de intercâmbio comercial entre os países membros do bloco MERCOSUL e o México, tendo encaminhado o livre comércio no setor gradativamente.

Em 2010, o fluxo comercial movimentado no segmento automotivo entre México o Brasil atingiu os U$D 3,3 bilhões, envolvendo veículos pesados e autopeças. Levando em consideração os sete primeiros meses em 2011, o fluxo alcançou U$D 2,1 bilhões (dados fornecidos pelo governo brasileiro).

Aliás, o representante uruguaio, Embaixador Gonzalo Rodríguez Gigena, ficou feliz pela assinatura desses Protocolos e desde a Presidência Pro Tempore uruguaia, do MERCOSUL, parabenizou aos membros do bloco e o México por tê-los assinado.

O Representante argentino, Embaixador Guillermo Raimondi, confirmou que “a República Argentina aplaude com muito prazer a assinatura desses Protocolos Adicionais do Acordo de Complementação Econômico Nº 55  que aprimoram e reforçam os compromissos entre o MERCOSUL e México, em um segmento tão importante quanto é o automotivo, que reflete em inúmeras atividades, na própria economia e até nos empregos, sendo marcante nas sociedades de nossos países”.

O Representante paraguaio, Alejandro Hamed Franco, confirmou que “o Paraguai abraça com alegria a assinatura desse ferramental tão importante, acrescentando logo que: “fora que o Paraguai ainda não tem desenvolvida a indústria automotiva, focamos a visão no futuro, percebendo que trata-se de uma decisão madura que reflete o espírito de integração dos países latino-americanos”.

Já na hora do encerramento do ato, o Licenciado Carlos “Chacho” Álvarez, Secretário Geral da ALADI, confirmou que tendo assinado esse acordo, foi liberado o comércio automotivo entre o México e o MERCOSUL, reforçando de forma fundamental o processo de integração dos países membros da ALADI.

ALADI – www.aladi.org

MERCOSUL – www.mercosur.int

JORNAL PRAVDA – http://port.pravda.ru


Gustavo Espiñeira

Jornal Pravda

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário