quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ENCERROU REUNIÃO REGIONAL DE TRANSPORTE INTERNACIONAL TERRESTRE EM LIMA

FOTO ARQUIVO DA ALADI

Na sede limenha do Ministério das Relações Exteriores do Peru, da Terça 29 de Novembro até Quinta 1º de Dezembro aconteceu a XIV Reunião da Comissão de Acompanhamento do Acordo de Alcance Parcial envolvida com o Transporte Internacional Terrestre (ATIT) da ALADI com a participação de entidades Nacionais do setor da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.


Embora, a reunião teve como membros observadores as entidades do Equador e a Colômbia, bem como os representantes do setor privado envolvidos com o transporte da região.

A solenidade de abertura teve as palavras de bem-vinda do Embaixador José Antonio Meier, Vice-Chanceler do Peru e do Engenheiro Alejandro Chang Chiang, Vice-Ministro de Transportes do Peru. Eles se mostraram satisfeitos por ter escolhido o Peru como sede da reunião e confirmaram o espírito integrador que esse Acordo acarreia.

Logo, o palestrante foi o Licenciado Roberto França, Chefe do Departamento de Integração Física e Digital da ALADI, que agradeceu ao Peru ter sediado a reunião, acrescentando que dessa forma foram reunidas Entidades Nacionais envolvidas no setor dos sete países assinantes do ATIT.

No decorrer de três dias os membros debateram quanto aos diferentes assuntos marcados na agenda, incluindo um relatório dos antecedentes do Acordo de Transporte Multimodal da ALADI e da situação atual dos Protocolos Adicionais da ATIT, bem como o transporte ferroviário assuntos aduaneiros, seguros, assuntos migratórios, etc.

Na hora do encerramento da reunião, os membros participantes todos coincidiram em salientar quanto tinham evoluído neste assunto, voltando agradecer à delegação do Peru por ter sido muito hospitaleira com todas as delegações que chegaram para o debate, além de valorizar o grande apoio oferecido para desenvolver a XIV Reunião da Comissão de Acompanhamento da ATIT.

No final mesmo, agendaram para Junho de 2012 na sede permanente da ALADI em Montevidéu – Uruguai a edição XV da Reunião da Comissão.

O PRAVDA agradece as informações veiculizadas pela Coordenadora de Imprensa da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) Sra. Reina Penyy.

ALADI www.aladi.org

CHANCELARIA DO PERU www.rree.gob.pe

JORNAL PRAVDA http://port.pravda.ru


Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário