terça-feira, 15 de novembro de 2011

FEDERAÇÃO PAN-AMERICANA DE LEITEIRA COMEMORA 20 ANOS. REPORTAGEM DR. EDUARDO FRESCO LEÓN

DR. EDUARDO FRESCO LEÓN

O Secretário Geral da Federação Pan-Americana de Leiteria, o Doutor  uruguaio Eduardo Fresco León nas vésperas das comemorações dos 20 anos da Federação abriu as portas do escritório no 15º andar no bairro Pocitos de Montevidéu  para conhecer todo quando vai acontecer daqui a poucos dias em Punta del Este. Uma reportagem gravada em português bem fluente....


PRAVDA: Dr. Eduardo Fresco León, Secretário Geral da FEPALE – Federação Pan-Americana de Leiteria. O que a FEPALE é? e Quantos membros possui a instituição?

DR. FRESCO: A FEPALE é a instituição que congrega as associações, instituições e todo aquele que tem algo a ver com o setor leiteiro das Américas. Atualmente a FEPALE está com membros em 21 países e esses membros são 56.
Mas o mais importante é a representatividade da nossa associação que são 21 países das Américas tendo como observadores a Austrália, Dinamarca, Espanha e Holanda, e as instiuiçoes membros abrangem vários miles de productores, empresas, etc.

PRAVDA: O que está acontecendo com o próxima Assembleia da FEPALE em Punta del Este.
DR. EDUARDO FRESCO LEÓN - SECRETÁRIO GERAL FEPALE

DR. FRESCO: Olha...a FEPALE tem dois eventos maiores....o maior de todos eles é o Congresso Pan-Americano do Leite que se faz cada dois anos. Este ano 2011 não temos congresso e o último foi no Brasil, em Belo Horizonte, o ano passado que atingimos quase 2 mil participantes....de jeito específico foram 1.994....
Este ano fazemos assembléia anual mas acontece que estamos comemorando o nosso vigésimo aniversário, então vai ser uma assembléia especial, uma assembléia na qual escolhemos uma pauta muito mais interessante, muito mais relevante com palestrantes de alto nível internacional, de muita vigência e estamos tendo confirmadas até agora 16 delegações de 16 países. Acontece que a maior delegação, imagina é a brasileira. Neste instante temos 65 cadastrados do Brasil, só do Brasil. Depois  temos outras delegação também importantes, argentina na faixa de 20, Chile 9, e assim em diante.
Esta reunião é organizada pela FEPALE junto aos membros uruguaios da Federação e vamos fazer além de um intercâmbio de conhecimentos, fr uma celebração, um festejamento....então vamos ter parte de trabalho e parte de alegria.
Por enquanto, também vamos fazer uma homenagem aos fundadores da FEPALE, aos membros fundadores e as pessoas mais relevantes daquele processo de fundação da Federação...

PRAVDA: Então o Senhor Eduardo vai receber prêmio?

DR. FRESCO: Eu não deveria mas “infelizmente” sou um dos fundadores (confirmou sorridente). Também vou ter que receber.

PRAVDA: Quantos fundadores tem?

DR. FRESCO: Como membros da Federação temos três. São o Centro da Indústria Leiteira da Argentina, Câmara da Indústria Láctea do Uruguai e o LATU (Laboratório Tecnológico do Uruguai). Esses são três membros que participaram da fundação e continuaram nestes 20 anos como membros. Temos outros que ingressaram nesse momento, saíram, voltaram, mais não permaneceram  o tempo tudo.
Já como pessoas que propuseram a fundação da FEPALE são sete.

PRAVDA: Lembra os nomes deles?
DR. EDUARDO FRESCO LEÓN JUNTO - ASSEMBLÉIA FEPALE

DR. FRESCO: Lembro os nomes....Claro que lembro. Jorge Rodríguez Labruna que esteve no Governo uruguaio, todos uruguaios pois a proposta foi uruguaia nesse momento...Horacio Roland, produtor....esteve como representante da Associação Nacional de Produtores de Leite, Juan José Zorrilla, empresário em representação da Câmara da Indústria Láctea do Uruguai, Ricardo Prado, produtor, representando a Inter – Gremial de Produtores de Leite, não estou querendo esquecer de ninguém...eu estava também representando a Câmara da Indústria Láctea e o Jorge Castro em representação do Laboratório Tecnológico do Uruguai e Aldo Ibarra, representante da CONAPROLE.

PRAVDA: São vinte anos como membro fundador mas quantos na poltrona de Secretário Geral? Desde o início?

DR. FRESCO: Desde o início....sempre ocupei este cargo.

PRAVDA: Então....qual é o sentimento do Senhor?

DR. FRESCO: Sinto-me muito feliz de lembrar aquilo que foi uma bela idéia, uma bonita idéia e hoje virou uma realidade potente, reconhecida internacionalmente não só nas Américas senão no resto do mundo. Temos feito tanta coisa para ajudar ao setor leiteiro dos nossos países membros. Trata-se de uma linda realidade com setores de trabalho muito bem montados e reconhecidos....por enquanto o meu sentimento é de alegria e de re-começar de novo. Agora temos que ficar de olho nos próximos vinte anos.

PRAVDA: Como os membros-sócios acabam contribuindo com o progredir da FEPALE?

DR. FRESCO: De várias formas...com certeza eles pagam uma taxa....mas a contribuição vá muito além disso....eles participam de forma ativa fazendo sugestões...focados nas atividades....participando nas atividades 

PRAVDA: Esta Federação tem vários produtores vanguardistas, o Brasil é um deles, não è?

DR. FRESCO: Você fala de países? Não está falando de pessoas, estou certo?

PRAVDA: Países claro. Quantos litros produz?

DR. FRESCO: Olha só...Brasil está na faixa dos 30.000.000.000 de litros mas o importante não é a quantidade pois a quantidade vá de mãos dadas com o tamanho do país...Brasil é um país que produção vai crescendo a cada ano...isso aí é o mais relevante. Não é o único caso. É provável que os países do Sul das Américas pelo próprio clima, pela terra que na maioria dos casos geram produção mais eficiente, são aqueles que têm crescido mais como o caso da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil e também o Paraguai mas enfiando para o Norte temos Costa Rica que destaca-se pela leiteria muito bem organizada....e na América Central já surgiram como países com relevância, a Nicarágua e Honduras...então sempre falo assim....América Leiteira é absolutamente heterogênea, não tem setor leiteiro idêntico ao outro. Todos eles têm muitas coisas a salientar, muitas coisas para resolver mas é importante que nos últimos anos, dois ou três anos eu diria, que todos eles estão crescendo. Todos eles...
DR. EDUARDO FRESCO LEÓN E EQUIPE FEPALE

PRAVDA: Pode divulgar a agenda da próxima Assembleia de Novembro em Punta del Este?

DR. FRESCO: Claro....desta Assembléia?  A gente pode divulgar sim....

PRAVDA: Vai ter surpresas que ainda não pode divulgar?

DR. FRESCO: Não vamos ter surpresas....provavelmente sejam aqueles que vão ser homenageados que fiquem surpreendidos mas só alguns deles pois alguns já sabem.
Eu posso falar dos assuntos a serem desenvolvidos. Vamos ter dia 15 de Novembro um “Encontro Técnico” que vai tratar de forma geral qual é o leite que devemos produzir....então vamos ter desde o setor de produção primária passando pelas Universidades pela indústria e pelos institutos de pesquisa e acabando com o consumidor. Então vão se tratar diferentes aspectos desse assunto central, Isso aí o dia 15. À noite do dia 15 vamos ter o coquetel de bem-vinda, queijo e vinho no Hotel Conrad e dia seguinte,vai ser a abertura oficial de manhã...logo aos poucos vou fazer uma apresentação destes 20 anos de vida da FEPALE. Após a minha palestra vamos ter um painel de alto nível composto por dois especialistas...um deles brasileiro da Price Waterhouse.(PwC) da área de Agri-business da Price Waterhouse Brasil....e o doutor Marco Conejero e ele vai discursar dos “Agro negócios no mundo com particular visão da América Latina....
Logo vamos ter a Pula Savanti, pesquisadora senior do Rabobank de Holanda, que é o banco mais ficou focado nos assuntos agro-empresariais. Ele vai oferecer a visão de qual é o papel da América Latina no mundo leiteiro daqui a cinco anos.
Eu esqueci....dia 15 vamos ter mais três atividades na agenda brasileira da  A delegação brasileira vai reunir-se, focando a atenção em um assunto muito original....a Comissão Setorial do Leite do Brasil que é uma Comissão Nacional vai ter uma reunião pela primeira vez fora a divisa brasileira. Eles vão tratar assuntos da agenda brasileira., aproveitando apresença deles em nossa Assembléia. achamos muito interessante que isso acabe acontecendo.
À tarde a Diretoria da FEPALE, vai fazer reunião...

PRAVDA: O Secretário Geral faz parte, não é?
 GRACIANA POL -  ARIEL LONDINSKY -  RAFAEL CORNES 

DR. FRESCO: Eu não faço parte da Diretoria mas faço parte da reunião.

Tambén vamos ter atividades para meninos das escolas da região de Maldonado e Punta del Este...uma atividade lúdica, de ensino....a importância do leite na hora da nutrição das pessoas, vamos convidar eles com laticínios....bem simpático que faz parte da nossa campanha de divulgação de maior consumo de leite que chamamos de  SIM AO LEITE!
Agora voltamos ao dia 16....vamos ter um outro palestrante que é uruguaio, mora nos EUA da Universidade de Columbia Walter Boetghem sobre  a mudança climática e como diminuir esse tal impacto que e um assunto de muita importância.
Logo vamos ter uma apresentação do setor leiteiro uruguaio, feito por duas pessoas, o Contador Ruben Núñez, Presidente da Câmara da Indústria Láctea do Uruguai, Gerente Geral da Conaprole (Cooperativa Nacional de Produtores de Leite) e Vice-Presidente da FEPALE, é bom salientar que ele foi Presidente da FEPALE. Vai complementar a palestra José Ferrari do MGAP (Ministério de Ganadería Agricultura e Pesca), ambos são membros do Instituto Nacional do Leite (INALE).Esse faz parte do esquema que a gente desenvolve na FEPALE a cada evento...assim que acontece em um país, o país que está o sedeia oferece uma apresentação ampla. Os uruguaios também decidiram entregar um pequeno livro com dicas ou dados do setor leiteiro uruguaio para que todos possam levar para casa além do conteúdo da palestra.
Por enquanto vamos começar com as apresentações de cada um dos países participantes,, descrição do setor...muito breve pois são muitos países....na prévia...são dez minuto cada um deles..
Vira muito interessante pois é um intercâmbio de informação que você consegue em duas horas ter informação de 15 países....caso contrário iria ser impossível....caso você viajar para pegar as informações poderia investir dois meses. Todo mundo valoriza esse intercâmbio.
Vamos ter uma outra palestra de um grande destaque no assunto, o Embaixador Carlos Pérez del Castillo, na atualidade é Presidente do Conselho Mundial de Instituições de Pesquisa Agrícola, foi Embaixador uruguaio perante OMC, foi candidato ao cargo de Diretor Geral da OMC (Organização Mundial do Comércio)....qual deve ser a estratégia dos nossos países no segmento leiteiro.
Essa noite vamos ter o festejamento, a celebração dos 20 anos, aí vamos ter uma homenagem, vamos lisonjear aos fundadores e mais alguns destaques como foram Ex- Presidentes e vamos ter festa...a janta....
Tudo bem...dia 17 começamos de manhã....olha...nesse dia vamos ter a apresentação dos países....esses 10 minutos cada.
Logo vamos ter o novo projeto da FEPALE, que é o Observatório Leiteiro Regional....a FEPALE está por volta de um ano trabalhando nesse assunto junto à FAO e o apoio da FAO e os dois consultores que foram escolhidos vão apresentar o projeto que acabou de ser feito faz um mês...então eles vão apresentar perante a nossa Assembléia qual é o objetivo deste projeto. Leve em consideração que este projeto para FEPALE é muito relevante pois acaba fornecendo aos nossos membros a maior quantidade de ferramentas na hora da toma de decisões. Vão preparar previsões, cenários possíveis na produção e no comércio mundial dos laticínios.
A delegação paraguaia, que vai ser sede do Congresso Pan-Americano  do Leite em Junho de 2012 vai fazer uma apresentação e pela FEPALE vamos apresentar o programa do Congresso. Acredito importante remarcar que a FEPALE já tem decidido onde vai ocorrer com Congresso 2014, no México....a cidade ainda não se conhece....temos duas candidaturas mas por enquanto só isso. México com certeza absoluta...Em 2016 no Chile. Vamos ver qual poderia ser a cidade que sedeie o evento...a dúvida da sede ainda existe e para 2018 temos três candidatos mas não vai ser decidido neste evento....esse assunto vai ser resolvido em Assunção (Paraguai).
Vamos continuar....vamos apresentar o nosso informe como Secretário Geral de atividades do ano que encerrou, leve em consideração que o ano FEPALE não coincide com o ano calendário.
Depois vamos decidir onde vai ocorrer a próxima assembléia ou seja daqui a um ano. Ainda não temos candidatos oficiais....ano que vem na Assembléia é importante pois vamos ter eleição de Presidente e mais algumas autoridades da FEPALE pois também é bienal. Nosso Presidente atual é brasileiro....ele está no 3º período no cargo períodos como Presidente.
Já mergulhando no dia 18....a gente preparou dois roteiros técnico-turísticos...um deles na região de Maldonado – Punta del Este que vamos visitar o tambo fábrica da marca TALAR, de última geração, é o mais novo....está localizado acima da Rodovia 12. Logo vamos visitar uma outra fazenda típica, almoço em Lapataia
ROXANA BRUNO - ASSISTENTE
Temos um outro de dois dias que sai dia 18 bem cedo para Montevidéu, visitamos o LATU e continuamos rumo a Colonia....aí vamos visitar dois fazendas e a fábrica BONPROLE encerrando na Estanzuela do INIA (Instituto Nacional de Investigações Agrícolas), atingindo logo o alvo de Colonia. O pessoal vai dormir lá e dia seguinte aqueles que quiserem voltam para Montevidéu, outros ficaram em Colonia ou até viajarão para Buenos Aires – Argentina que é bem pertinho. São duas oportunidades muito boas....acredito que vamos ter muitas pessoas compartilhando essas atividades. Eles podem fazer ou não.

PRAVDA: A FEPALE participa de alguma feira de negócios com estande no segmento dos laticínios?  Faz parte da política de expansão da FEPALE?

DR. FRESCO: A FEPALE faz feiras quanto organizamos os nossos Congressos Pan-Americanos, nossa própria feira acompanha sempre aos nossos Congressos, Neste caso de Punta del Este junto a Assembléia é vamos ter uma exibição de um dez estandes, um dúzia

PRAVDA: É problema para a FEPALE na hora de avaliar a qualidade do produto essa tal expansão, esse crescimento continuo da produção leiteira na América....vocês ficam de olho na qualidade do produto nos diferentes países?

DR. FRESCO: Dentro de um país temos que subir a qualidade do produto, logo manter o nível alto e que seja semelhante  A FEPELA não  faz controle. Não mexe nesse assunto. A FEPALE contribui para melhorar a qualidade sob demanda. A FEPALE não faz comércio....o único objetivo que temos é oferecer o ferramental para o aprimoramento da qualidade mas não intervêm em nada.

PRAVDA: Estamos encerrando a reportagem....é hora de divulgar tudo quanto quiser divulgar que não tivesse perguntado e ache interessante compartilhar....o Senhor é quem conhece do assunto que está o dia todo envolvido porém as vezes poderíamos ter esquecido tratar assuntos de interesse.

DR. FRESCO: Nada...as perguntas foram muito bem feitas...nada para acrescentar.....só um instante....que a atividade da FEPALE é permanente, é constante, que neste momento estamos fazendo uma atividade, um curso de extrema importância....a primeira atividade sobre rastreabilidad na leiteria que se faz na América Latina que vai ocorrer em Santiago de Chile na primeira semana de Dezembro de 2011, junto com a FAO (Organização da Nacioes Unidas para a Agricultura e a Alimentação) e o ICAR que é um organismo mundial de registro de animais....porém em conjunto estamos fazendo uma atividade muito importante,

PRAVDA: A saidera...qual é a “escalação” da equipe administrativa da FEPALE aqui em Montevidéu que é sede da Secretaria Geral?

DR. FRESCO: Temos uma equipe muito pequena....somos cinco pessoas....o Coordenador Técnico e de Capacitação  e Ariel Londinsky, a Coordenadora de Informação e Eventos,. Graciana Pol Leborgne, o Coordenador do Programa: “Mais leite igual mais saúde e da campanha “Sim ao leite!” Rafael Cornes e a minha assistente Roxana Bruno....
Nesse formato a idéia é continuar evoluindo....sempre falo assim: Prefiro uma equipe pequeno, eficiente e trabalhador....

PRAVDA: Muito obrigado por ter recebido o PRAVDA no seu escritório.

DR. FRESCO: Um prazer, grande prazer...

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário