quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O MERCOSUL PROGRIDE NA ALADI

MEMBROS ASSINANTES NA ALADI

Hoje Quarta 28 de Setembro de 2011 na faixa das 9:30 h da manhã tendo como palco a sede Permanente da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) assinaram-se dois Protocolos Adicionais ao Acordo de Complementação Econômica entre os países do MERCOSUL.. Os membros assinantes foram o Representante Adito do Brasil, Otávio Brandelli, o representante argentino, Embaixador Guillermo Raimondi, o paraguaio, Embaixador Alejandro Hamed Franco, o uruguaio Gonzalo Rodríguez Gigena e o Secretário Geral da ALADI, o argentino, Licenciado Carlos “Chacho” Álvarez.


Esses dois Protocolos revestem grandíssima importância de olho na harmonia na hora da importação de mercadorias no bloco MERCOSUL, excluindo desta forma o jeito unilateral de agir de cada um dos países membros e bem mais na frente encerrando a fase de controle de origem no comércio da região.

O primeiro em refletir quanto ao assunto foi o Embaixador argentino Guillermo Raimondi que comentou ter ficado extremamente satisfeito com a assinatura registrada em um prazo muito breve, salientando logo que esses Protocolos são importantes na construção e aperfeiçoamento da União Aduaneira que em si própria vira uma tarefa permanente do processo de integração.

AO CENTRO - LIC. ALVAREZ - SECRETÁRIO GERAL DA ALADI
Foi logo a vez do Embaixador paraguaio, Alejandro Hamed Franco que disse: no  MERCOSUL respira-se um espírito de integração que fica confirmado com a assinatura desse ferramental chamado Protocolo. Instantes depois, salientou que: “a construção de um edifício como é o MERCOSUL exprime momentos positivos e negativos”.

Por enquanto, o Ministro Adito do Brasil, Otávio Brandelli, remarcou os benefícios oferecidos pela ALADI na hora de dar marco formal aos compromissos internacionais na região.
Assim que o Embaixador uruguaio, Gonzalo Rodríguez Gigena participou das avaliações deste feito, confirmou sua felicidade pela assinatura desses Protocolos, salientando a importância que reveste o fato que os países membros consigam circular os bens sem pagamento entre os quatro países do bloco caso acompanhar condições pré-estabelecidas.

Na hora do encerramento, o Secretário Geral da ALADI, o argentino Lic. Carlos “Chacho” Álvarez, confirmou a importância da Associação Latino-Americana de Integração dando uma de “guarda-chuva jurídico” e facilitador dos acordos entre os países da região, fato que contribui à integração.

Foto: De esquerda à direita: Embaixador argentino Guillermo Raimondi, Embaixador paraguaio, Alejandro Hamed Franco, Secretário Geral da ALADI, Carlos “Chacho” Álvarez, Embaixador uruguaio, Gonzalo Rodríguez Gigena e Representante Adito do Brasil, Dr. Otávio Brandelli.

O PRAVDA agradece as informações fornecidas pela Sra. Reina Penyy, Coordenadora de Imprensa & Comunicação Social da ALADI.

ALADI – www.aladi.org

MERCOSUL – www.mercosur.int

Gustavo Espiñeira

Jornal Pravda

Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário