sexta-feira, 20 de maio de 2011

EMBAIXADOR da REPÚBLICA PORTUGUESA LUIS JOÃO DE SOUSA LORVÃO NOVO OBSERVADOR NA ALADI

EMB. LUIS JOÃO DE SOUSA LORVÃO

A República Portuguesa foi aceita como país observador da Associação Latino-Americana de Integração – ALADI – o dia 27 de Junho de 1983. A partir da Quarta 4 de Maio de 2011, o Representante é o Embaixador Luis João de Sousa Lorvão quem recebeu a bem-vinda dos membros da ALADI junto ao Embaixador da República da  Coréia, Yeon Choong Choi.


Tudo isso acabou acontecendo na Sessão Ordinária do Comitê de Representantes que com certeza para o governo português, coreano e a própria ALADI vai ser marcante.
Foi a Embaixadora Carmen Zilia Pérez no cargo de Presidenta do Comitê de Representantes quem deu a bem-vinda aos novos diplomatas de Portugal e Coréia, salientando no caso do português, a ampla e importante carreira diplomática desenvolvida até hoje em inúmeras representações e importantes gestões em prol do seu país. Do mesmo jeito, remarcou a valia do Embaixador coreano, tendo desenvolvido no caso, uma carreira diplomática ímpar percorrendo vários destinos, e participando no próprio governo coreano em ministérios diversos.

Logo foi a hora do discurso do Secretário Geral Interino da Associação, Ec. Oscar Quina, remarcando que era um grandíssimo privilégio para ALADI ter a presença do Embaixador Lorvão como representante do país do Enrique o Navegante, de Camões, Maria de Medeiros e próprio Saramago, como país observador e bem mais importante ainda, país amigo.
EMB. LUIS JOÃO DE SOUSA LORVÃO
Por enquanto, o Embaixador Lorvão mostrando felicidade pela bem-vinda recebida, salientou em mais uma oportunidade a grande honra de ser membro do corpo do Comitê de Representantes da ALADI, numa época com economias florescentes no mundo e de olho no desenvolvimento social da América Latina.

Quanto tem a ver com papel fundamental que a integração joga acima das economias das nações, refletiu que Portugal está procurando manter laços políticos e econômicos com várias regiões do mundo, motivo que o trouxe para Montevidéu mas era difícil imaginar uma representações portuguesa na capital uruguaia sem participar da ALADI. Alguns instantes depois continuou dizendo que a integração de Portugal na União Européia foi e continua sendo o fato econômico de maior realce na história contemporânea e abrangendo sempre novos desafios que vão mudando a cada dia.

A experiência positiva na área econômica fez que Portugal atingisse novas e modernas infra-estruturas que fizeram evoluir a estrutura produtiva, reforçando as capacidades portuguesas em segmentos vários, de jeito específico envolvidos com os recursos humanos.
Já no encerramento do discurso, o Embaixador Lorvão confirmou a valia da ALADI como referência específica do esforço na área das pesquisas e reflexão.

Instantes antes do encerrar a palestra, o Embaixador Lorvão parabenizou à ALADI, e ao próprio Comitê pela grandíssima tarefa que continua desenvolvendo nas áreas técnica e informativa no decorrer dos primeiros 50 anos de vida (completou ano retrasado) trabalhando de mãos dadas junto com as nações do mundo e os indivíduos, mostrando o conceito dinâmico de integração regional.
EMBAIXADORES PERANTE ALADI

Assim que chegou a hora da bem-vinda do diplomata coreano, o Secretário Geral Interino da ALADI, Ec. Oscar Quina, salientou a importância da tarefa desenvolvida pelos bolsistas coreanos na Associação que faz parte de Acordos de Cooperação assinados entre ALADI e a Coréia.

Assim que o Embaixador Yeon-Choong Choi teve a chance de falar no auditório, ficou agradecido pela bem-vinda oferecida pela ALADI parabenizando à Associação com motivo dos 50 anos de vida completados em 2010 e o rol fundamental dela no processo de integração.

Aliás, o Embaixador coreano confirmou o grande interesse da Coréia nesta região focando sempre sua atenção na América Latina, além da distância geográfica e sócio-cultural que as divide e remarcando que os Acordos de Cooperação acima comentados são prova desse interesse.

O PRAVDA agradece o material de divulgação encaminhando pela Sra. María Noel Harguindeguy do Departamento de Comunicação Social e Reina Penny no Departamento de Imprensa da ALADI.

Fotos: Embaixador da República Portuguesa Luis João de Sousa Lorvão e Membros do Comitê de Representantes da ALADI na Sessão Ordinária da Quarta 4 de Maio de 2011 na posse do cargo dos Embaixadores Lorvão e Yeon-Choong Choi da República da Coréia.

ALADI

JORNAL PRAVDA LUSÓFONO

Gustavo Espiñeira

Correspondente PRAVDA.ru

Montevidéu – Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário